Projetos

Exoesqueleto Robótico para Reabilitação

  • O projeto tem como objetivo desenvolver um exoesqueleto robótico comandado por sinais mioelétricos de superfície (sEMG) da perna e do tronco, e sinais do cérebro (EEG). Especificamente, pretende-se desenvolver um exoesqueleto ativo monoarticulado de membro inferior. O exoesqueleto poderá ser usado para tarefas de reabilitação do joelho em posição sentado e também nas distintas fases da marcha humana, adaptando-se às diferentes impedâncias articulares durante o apoio e a oscilação. Serão desenvolvidos e validados métodos de quantificação que permitam o controle do exoesqueleto com base a intenção do movimento do usuário. 
  • O projeto tem como objetivo de desenvolver uma rede sensorial baseada, primordialmente, em sensores em fibras ópticas e sensores microelectromecânicos aplicados a exoesqueletos robóticos. Busca-se fornecer parâmetros cinemáticos e cinéticos necessários para o monitoramento do desempenho do dispositivo e da marcha do paciente. Além disso, procura-se oferecer biofeedback ao paciente estimulando o reaprendizado de tarefas motoras, de forma a aumentar o controle sobre o movimento do corpo e recuperar a independência funcional, contribuindo assim para o aumento da qualidade de vida do indivíduo.

Reabilitação Utilizando Ambientes Virtuais

  • Reabilitação de Membros Inferiores para Pacientes Pós AVE (Janaína Lyra)
  • O presente trabalho propõe a criação de uma Tecnologia Assistiva (TA) que torne o processo de reabilitação pós-AVE mais eficaz e atrativo para os pacientes, aumentando sua motivação ao realizarem os exercícios de rabilitação. Essa TA faz uso de AVs com os quais o usuário interage por meio de objetivos e pontuação. 
  • Desenvolvimento de Ambientes Virtuais para Uso em Tecnologias Assistivas Baseadas em Sinais Biológicos (Berthil B. Longo)
  • O projeto tem como objetivo principal fazer uma análise da efetividade do uso de Ambientes Virtuais e ambientes de Realidade Virtual quando aliados a Interfaces Humano-Máquina (IHM) que utilizam sinais biológicos, visando a reabilitação de pessoas com deficiência motora e pessoas acometidas de algumas doenças (como AVC) que precisam de Tecnologias Assistivas, por apresentarem mobilidade reduzida. Para tal, esses ambientes virtuais são criados com base nas necessidades dos usuários. 
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  • Sistema de Reabilitação de Membros Superiores através de Ambiente Virtual baseado em Kinect e Sinais Mioelétricos (Nicolás Valencia J.)
  • O objetivo principal desta pesquisa é a concepção e a implementação de um ambiente virtual, baseado em um sistema de processamento de imagens (Kinect V2) e de um dispositivo de aquisição de sinais sEMG (BrainNet ou EMG System) para detectar níveis relativos de ativação muscular. O sistema tem como objetivo auxiliar os exercícios fisioterapêuticos dos membros superiores de pacientes pós-AVC, observando os movimentos e esforços musculares realizados no momento de tentar alcançar alvos virtuais. Enquanto joga, o paciente vai destruindo asteroides em um ambiente espacial, mediante uma representação tridimensional de si mesmo no processo da reabilitação motora. Com este sistema, pretende-se assistir ao terapeuta em procedimentos de reabilitação, estimando de forma objetiva o progresso do tratamento fisioterapêutico.

 

Interfaces Cérebro Computador

  • Desenvolvimento de uma Interface Cérebro-Computador baseada em Potenciais Evocados Visuais de Regime Permanente   (Alan Floriano)  
  • O presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento uma Interface Cérebro-Computador (ICC) baseada em Potenciais Evocados Visuais de Regime Permanente (SSVEP, do inglês Steady State Visual Evoked Potentials). A ICC construída classifica quatro classes de comandos a partir de estímulos luminosos gerados em frequências distintas (5,6Hz, 6,4Hz, 6,9Hz e 8,0Hz) numa tela LCD. O sistema utiliza a Análise de Correlação Canônica (CCA, do inglês Canonical Correlation Analysis) para a extração de características e classificação dos comandos e uma touca desenvolvida a partir do dispositivo de baixo custo Emotiv EPOC. 
  • Interface Cérebro Computador baseada em Profundidade de Campo (Anibal Cotrina)
  • Atualmente o Laboratório vem explorando a ICC baseada em profundidade de campo (Depth-of-Field), na qual dois estímulos luminosos são colocados a distintas distancias do usuário, de tal forma que ambos sejam apresentados juntos no centro do campo visual. A diferencia nas distancias causa que quando um estimulo estiver focado o outro aparecerá desfocado e vice-versa. 
  • Uma Nova Interface Cérebro Computador Baseada em SSVEP (Richard Godinez)
  • O objetivo da pesquisa que está sendo realizada no Laboratório de Automação Inteligente (LAI) do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) da UFES é desenvolver uma ICC-SSVEP independente que possa ajudar a pessoas com alguma deficiência severa motora a capacidade de interagir com o ambiente e de se comunicar com outras pessoas. Com esse objetivo, diferentes estudos baseados em potenciais evocados estão sendo realizados para uma efetiva e confortável experiência do usuário, como por exemplo: estudos de fatiga, avaliação de cores, desenvolvimento de novas técnicas de detecção de SSVEPs e novos paradigmas de estimulação.
 

Robótica e Reconhecimento de Emoções aplicados a crianças com Autismo

  • Robótica e Reconhecimento de Emoções Aplicados a Crianças com Autismo (Carlos Valadão)
  • Um dos objetivos do nosso grupo de pesquisa é construir um robô direcionado para o desenvolvimento de habilidades sociais de crianças com TEA, como uma ferramenta de auxílio para terapeutas que trabalham junto a elas. Além disso, pretendemos avaliar o impacto emocional dessas crianças frente ao robô móvel que estamos desenvolvendo, a partir de sinais fisiológicos oriundos de expressões faciais, movimento dos globos oculares e temperatura facial.
 

Ambientes Inteligentes e Terapia Ocupacional

  • Controle de Ambiente Inteligente por Pessoas com Deficiência Motora Severa: Avaliação de Usabilidade, Desempenho e Satisfação (Mariana Midori Sime)
  • Este projeto objetiva avaliar a eficácia do ambiente inteligente para pessoas com deficiências motoras severas, controlado por sinais biomédicos. Inicialmente serão realizadas avaliações com protocolos de desempenho e satisfação com o desempenho (COPM). Os sinais biomédicos de cada participante serão captados e associados a equipamentos eletrônicos. Os sujeitos serão apresentados ao sistema, treinados para seu uso em ambiente doméstico e reavaliados com protocolos para avaliar alteração no desempenho e satisfação com o desempenho, além de avaliações de satisfação com o uso da tecnologia assistiva (QUEST 2.0), alterações psicossociais (PIADS), metas atingidas (GAS) e usabilidade do sistema (SUS). Espera-se, ao final do estudo, fomentar o conhecimento técnico-científico sobre as tecnologias assistivas direcionadas à maior independência de pessoas com deficiências motoras severas e os fatores associados ao uso de tecnologias assistivas. Além disso, pretende-se patentear o sistema e produzir um manual para o usuário, de forma a tornar acessível a tecnologia desenvolvida. 

Dispositivos de Telemedicina

  • Dispositivo de Telemedicina para Monitoramento de Pacientes com Transtorno Afetivo Bipolar (Yves L. Coelho)
  • Este trabalho propõe o desenvolvimento de um dispositivo portátil vestível integrado à nuvem para monitoramento de pessoas com transtorno afetivo bipolar e de idosos com riscos de queda. O desenvolvimento do hardware, do firmware do microcontrolador e do aplicativo móvel para um smartphone estão no escopo deste trabalho, bem como os testes com o dispositivo em grupos controle e experimental.

 

Eletroencefalografia, Eletromiografia e Consciência Corporal

 

Outros Projetos

Resumo do projeto de Thomaz Botelho

Resumo do projeto de Alexandre Pomer

Nome do Projeto da Dolores

Resumo do projeto de Dolores

Nome do Projeto do Alexandre Bissoli

Resumo do projeto de Alexandre Bissoli

Resumo do projeto de Vinicius

Nome do Projeto da Vivianne

Resumo do projeto de Vivianne

Resumo do projeto de Leandro Bueno

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